TEXTO E CONTEXTO:
Diferença entre
texto, contexto.
Texto: São as palavras
contidas numa passagem;
Contexto: É a parte que fica antes e
depois do texto que estamos lendo. O contexto pode ser imediato ou remoto.·.
As
palavras não funcionam isoladamente, mas em textos e estes, por sua vez, também
não nascem no isolamento, mas sim na relação com outros textos, com a
realidade, com a cultura e sob ainterpretação de seres imersos nelas: os
leitores. , a significação é algo complexo, pois no âmbito do texto, as
palavras muitas vezes transcendem o sentido usual, previsto no
dicionário. Assim, os estudos da linguagem, que na gramática e na
Linguística Estrutural se detinham na frase, passaram a uma nova etapa e se
debruçaram no texto e dali para o intertexto e para o discurso.
Uma
explanação sobre o mecanismo da produção da significação em seus diferentes
passos, partindo do signo isoladamente até chegar ao texto, cremos, demonstrará
bem como se dá a passagem acima.
Saussure
explica: “Poder-se-ia chamar a língua o domínio das articulações (…) cada termo
linguístico é um pequeno membro, um articulus, em que uma ideia se
fixa num som e em que um som se torna um signo de uma ideia”Dai que, enquanto
estamos pensando e produzindo ideias, simultaneamente fazemos articulações
entre os signos e ideias e vice-versa.
O contexto é
unidade linguística maior onde se encaixa uma unidade linguística menor a frase
encaixa-seno contexto do paragrafo, o paragrafo encaixa-se no contexto do capitulo,
o capitulo encaixa-se no contexto da obra toda.Segundo Platão &Fiorin (1997,
pag.13), “nenhum texto é uma peça isolada, nem a manifestação da
individualidade de quem o produziu. [...] até mesmo uma noticia jornalística,
sob a aparência de neutralidade, tem sempre alguma intenção por trás.”.
COMO CHEGAR AO CONTEXTO: ao expor uma ideia oi discutir um tema, fazemos
uma argumentação,argumentar,discutir, criticar ou explicar algo é o exercício
que se faz com frequência para compor os trabalhos acadêmicos.Ao discutir uma
ideia ou opinião alheia, pondo-a no contexto de nosso discurso, estamos
contextualizando esta ideia /opinião com nosso repertório pessoal.Portanto, é correto
afirmar que os trabalhos acadêmicos são textos argumentativos, pois nenhum
texto ou discurso existe isolado de um contexto.
A significação é
dotada de complexidade, pois nem sempre há uma ligação estável
entresignificante e significado. A relação entre estes dois elementos
deve ser investigada levando em consideração o texto onde a palavra se encontra
e na relação deste com o contexto, com a situação social e com os
interlocutores envolvidos no processo comunicativo.
Para a Lingüística
Textual, a linguagem é o principal meio de comunicação social do ser humano e, portanto,
seu produto concreto“o texto”também se reveste dessa importante característica,
já que é por intermédio dele que um emissor transmite algo a um receptor,
obedecendo a um sistema de signos/regras codificado. O texto constitui-se,
assim, na unidade lingüística comunicativa básica.
Inicialmente,
faz-se necessário expor o conceito de “texto”, por ser ele o elemento
fundamental de comunicação. Vejamos o conceito proposto por Bernárdez (1982):
“Texto é a unidade
lingüística comunicativa fundamental, produto da atividade verbal humana, que
possui sempre caráter social: está caracterizado por seu estrato semântico e
comunicativo, assim como por sua coerência profunda e superficial, devida à
intenção (comunicativa) do falante de criar um texto íntegro, e à sua
estruturação mediante dois conjuntos de regras: as próprias do nível textual e
as do sistema da língua”.
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