quinta-feira, 22 de maio de 2014

TEXTO E CONTEXTO:
Diferença entre texto, contexto.
Texto: São as palavras contidas numa passagem;
 Contexto: É a parte que fica antes e depois do texto que estamos lendo. O contexto pode ser imediato ou remoto.·.
As palavras não funcionam isoladamente, mas em textos e estes, por sua vez, também não nascem no isolamento, mas sim na relação com outros textos, com a realidade, com a cultura e sob ainterpretação de seres imersos nelas: os leitores. , a significação é algo complexo, pois no âmbito do texto, as palavras muitas vezes transcendem o sentido usual, previsto no dicionário.  Assim, os estudos da linguagem, que na gramática e na Linguística Estrutural se detinham na frase, passaram a uma nova etapa e se debruçaram no texto e dali para o intertexto e para o discurso.
Uma explanação sobre o mecanismo da produção da significação em seus diferentes passos, partindo do signo isoladamente até chegar ao texto, cremos, demonstrará bem como se dá a passagem acima.
Saussure explica: “Poder-se-ia chamar a língua o domínio das articulações (…) cada termo linguístico é um pequeno membro, um articulus, em que uma ideia se fixa num som e em que um som se torna um signo de uma ideia”Dai que, enquanto estamos pensando e produzindo ideias, simultaneamente fazemos articulações entre os signos e ideias e vice-versa.

O contexto é unidade linguística maior onde se encaixa uma unidade linguística menor a frase encaixa-seno contexto do paragrafo, o paragrafo encaixa-se no contexto do capitulo, o capitulo encaixa-se no contexto da obra toda.Segundo Platão &Fiorin (1997, pag.13), “nenhum texto é uma peça isolada, nem a manifestação da individualidade de quem o produziu. [...] até mesmo uma noticia jornalística, sob a aparência de neutralidade, tem sempre alguma intenção por trás.”.
COMO CHEGAR AO CONTEXTO: ao expor uma ideia oi discutir um tema, fazemos uma argumentação,argumentar,discutir, criticar ou explicar algo é o exercício que se faz com frequência para compor os trabalhos acadêmicos.Ao discutir uma ideia ou opinião alheia, pondo-a no contexto de nosso discurso, estamos contextualizando esta ideia /opinião com nosso repertório pessoal.Portanto, é correto afirmar que os trabalhos acadêmicos são textos argumentativos, pois nenhum texto ou discurso existe isolado de um contexto.

A significação é dotada de complexidade, pois nem sempre há uma ligação estável entresignificante e significado.  A relação entre estes dois elementos deve ser investigada levando em consideração o texto onde a palavra se encontra e na relação deste com o contexto, com a situação social e com os interlocutores envolvidos no processo comunicativo.
Para a Lingüística Textual, a linguagem é o principal meio de comunicação social do ser humano e, portanto, seu produto concreto“o texto”também se reveste dessa importante característica, já que é por intermédio dele que um emissor transmite algo a um receptor, obedecendo a um sistema de signos/regras codificado. O texto constitui-se, assim, na unidade lingüística comunicativa básica.
Inicialmente, faz-se necessário expor o conceito de “texto”, por ser ele o elemento fundamental de comunicação. Vejamos o conceito proposto por Bernárdez (1982):
“Texto é a unidade lingüística comunicativa fundamental, produto da atividade verbal humana, que possui sempre caráter social: está caracterizado por seu estrato semântico e comunicativo, assim como por sua coerência profunda e superficial, devida à intenção (comunicativa) do falante de criar um texto íntegro, e à sua estruturação mediante dois conjuntos de regras: as próprias do nível textual e as do sistema da língua”.


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