Noções
de texto: Unidade de sentido
A
condição fundamental para estabelecer interação de maior/menor intensidade,
durabilidade e qualidade no processo autor-texto-leitor é levar em conta os
conhecimentos do leitor. Na atividade de leitura é ativado: lugar social,
vivências, relações com o outro, valores da comunidade e conhecimentos
textuais. Leitura e produção de sentido são atividades formadas por:
·
Conhecimentos de língua e das coisas do
mundo;
·
Lugares sociais;
·
Crenças;
·
Valores;
·
Vivências.
Texto
e Contexto
Texto
não se resume apenas a um aglomerado de frases e palavras. Para compreender
qualquer passagem de um texto, é necessário analisa-las junto às demais partes que
o compõe para evitar dar-lhe significado contrário.
Contexto
é uma unidade linguística maior onde se encaixa uma unidade linguística menor.
Segundo
Platão & Fiorin (1997, pág 13):
“Nenhum texto é uma peça isolada,
nem a manifestação da individualidade de quem o produziu...”
Como chegar ao texto
Ao
expor uma ideia ou tema, fazemos uma
argumentação. Ao discutir uma ideia ou opinião alheia no contexto de nosso
discurso, estamos contextualizando.
O
texto e suas relações com a história – Fonte de conhecimento
Todo texto é uma
expressão de uma realidade.
As concepções e
crenças, ideias e valores não são tirados do nada; surgem das condições de existência. As concepções racistas, por exemplo,
surgiram numa época em que certos países – necessitando de mão-de-obra –
iniciaram a escravidão de negros. Essas concepções impulsionaram quando países
europeus iniciaram a colonização da África e Ásia. A colonização é, assim,
justificada por um ideal: expandir a
civilização.
(...)
Assim, analisar as ideias presentes num texto é
estudar o diálogo existente entre eles.
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