quinta-feira, 22 de maio de 2014

Noções de Texto


Noções de texto: Unidade de sentido                                                      


A condição fundamental para estabelecer interação de maior/menor intensidade, durabilidade e qualidade no processo autor-texto-leitor é levar em conta os conhecimentos do leitor. Na atividade de leitura é ativado: lugar social, vivências, relações com o outro, valores da comunidade e conhecimentos textuais. Leitura e produção de sentido são atividades formadas por:

·         Conhecimentos de língua e das coisas do mundo;
·         Lugares sociais;
·         Crenças;
·         Valores;
·         Vivências.
 
Texto e Contexto

Texto não se resume apenas a um aglomerado de frases e palavras. Para compreender qualquer passagem de um texto, é necessário analisa-las junto às demais partes que o compõe para evitar dar-lhe significado contrário.

Contexto é uma unidade linguística maior onde se encaixa uma unidade linguística menor.

Segundo Platão & Fiorin (1997, pág 13):
“Nenhum texto é uma peça isolada, nem a manifestação da individualidade de quem o produziu...”
 

Como chegar ao texto

Ao expor uma ideia ou tema, fazemos uma argumentação. Ao discutir uma ideia ou opinião alheia no contexto de nosso discurso, estamos contextualizando.
 

O texto e suas relações com a história – Fonte de conhecimento

Todo texto é uma expressão de uma realidade.

As concepções e crenças, ideias e valores não são tirados do nada; surgem das condições de existência.  As concepções racistas, por exemplo, surgiram numa época em que certos países – necessitando de mão-de-obra – iniciaram a escravidão de negros. Essas concepções impulsionaram quando países europeus iniciaram a colonização da África e Ásia. A colonização é, assim, justificada por um ideal: expandir a civilização.


(...)

Assim, analisar as ideias presentes num texto é estudar o diálogo existente entre eles.

 

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