Intertextualidade nos estilos literários
A intertextualidade abrange muitos campos. È utilizada em
muitos tipos de texto sejam informativos, literários, cartas, poemas e muitos
outros métodos de transmitir a linguagem. Na literatura, há tipos de
intertextualidade referente a cada época em que foi criada. A seguir
encontram-se os tipos de intertextualidade literária.
Quinhentismo
Trata das primeiras obras produzidas em terras Tupiniquins, pois ocorreu
com a chegada dos portugueses ao Brasil. Pedro Álvares Cabral saiu de Portugal
à procura de novas terras, levando consigo um escrivão, Pero Vaz de Caminha,
que iria escrever alguns relatórios para informar Portugal da atual
situação sobre os nativos, a terra e outros elementos contidos no novo local. A
partir de então, deu-se início a literatura de informação. Outro escritor do
movimento foi o Padre José de Anchieta que escreveu vários sermões, poesias,
peças teatrais, tudo de cunho bíblico. O padre começou a estudar o
tupi-guarani, e teve como resultado a confecção da primeira gramática da
América Portuguesa, a gramática da língua geral.
Trovadorismo
Os trovadores eram nobres homens que escreviam músicas acompanhadas de
instrumentos. As poesias e cantigas escritas por eles tinham bases nos valores
teocentristas já que a igreja tinha grande poder. As poesias
trovadorescas eram divididas em gêneros, como: Gênero Lírico, que eram as
Cantiga de Amor, onde o homem sofria um amor platônico e Cantigas de Amigos, no
qual eram escritas à mulheres que estavam aprendendo as emoções criadas pelo
amor e a tristeza de mulheres quando o amado havia de ir para a guerra; Gênero
Satírico, que era a Cantiga de Maldizer onde continham sátiras diretas,
linguajar rude e palavras de baixo calão e a Cantiga de Escárnio, que há
linguagens indiretas, palavras de duplo sentido e continha uma mistura de
ironia e sutiliza.
Barroco
O Barroco
é um período literário marcado pela contradição e pelos contrastes, prazeres da
carne e buscar a salvação divina. As características mais marcantes do barroco
são: linguagem rebuscada; antítese (tristeza e alegria/claro e escuro);
pessimismo; literatura moralista; uso de hipérboles; uso de jogo de palavras.
Os principais autores desse período são o Padre Antônio Vieira, autor conhecido no movimento pelas suas
cartas e sermões, tendo como texto famoso o Sermão da Sexagésima, e Gregório de
Matos que é reconhecido por suas poesias eróticas, satíricas e líricas.
Arcadismo
O Arcadismo tem como característica a adoração à natureza, defendem
valores que fogem dos hábitos cotidianos, ressaltam o prazer pela vida no
campo, na vida simples e pacata, fazendo crítica à vida do meio urbano, a
linguagem é objetiva e trata, muitas vezes, do romance com a mulher
amada. O Arcadismo brasileiro apresentava aspectos de valorização da história
do Brasil colônia, o
nacionalismo, a luta pela independência e a tropicalidade.
Romantismo
A manifestação foi de cunho artístico, literário, político e social,
atingindo várias esferas da sociedade, diferentes pontos de vista em que os
valores eram baseados no racionalismo e, ao contrário do pensamento objetivo e
do raciocínio lógico, queria a subjetividade e as emoções em geral. Existiram,
três gerações românticas: A primeira, usava a subjetividade, busca por coisas
fora do comum, os sonhos, as emoções e as mulheres eram muito desejadas, mas
seus admiradores nunca as conseguiam; A segunda geração o pessimismo era uma
das principais ideias, assim como o gosto pela morte e ainda que nessa geração
a mulher pudesse ser conquistada, os conquistadores não possuíam alegria; E por
fim, a terceira geração se aproxima do Realismo, onde a mulher amada é
alcançada e é divulgado as atitudes consideradas erradas na sociedade.
Três marcos brasileiros são: Álvares de
Azevedo, Machado de Assis e Castro Alves.
Parnasianismo
Movida
por ideias subjetivas, individualismo e o misticismo, estreita as ideias com Romantismo, visando algo
a mais do que o simples egocentrismo, usam temas que não tratam da realidade
física, mas do misticismo, mexem com as sensações do ser humano, seja na
música, na arte ou na literatura. O movimento prezava pelo detalhe, a riqueza
de palavras e objetividade. As poesias parnasianas costumam ser bem
formais, juntamente com uma linguagem bem diversificada. As características
principais são: A poesia por si já basta; a poesia apresentava uma metrificação
muito rigorosa; a sonorização das palavras; pertencem pelo soneto; os fatos,
personagens, lugares, entre outros são descritos sem a interferência do autor,
narrador ou poeta; o descrição; o poeta detém-se ao detalhe. Os escritores brasileiros do Parnasianismo não foram
uma cópia fiel ao modelo que nasceu na França, pois os escritores daqui não
abandonaram parte do subjetivismo encontrado nas gerações românticas. Os
autores parnasianos brasileiros são: Olavo Bilac, Raimundo Correia e Alberto de
Oliveira, que dotaram o pessimismo, e o sensualismo.
Realismo
O
movimento veio após o Romantismo. Nessa época, aconteceram muitas mudanças,
principalmente nos pensamentos filosóficos. Várias tendências como: o
positivismo, determinismo, darwinismo, socialismo e outros, se formavam. Essas
filosofias serviram de grande influência para o movimento, que visava à
observação da realidade, por meio da razão e da ciência. Eram
fundamentadas no pensamento concreto, lógico e científico. A poesia do Realismo
foca as criticas sociais, em descrever a realidade como realmente é.A descrição
é uma característica marcante e a mulher é vista a apenas um objeto de prazer e
dos homens.
Naturalismo
No Naturalismo, era comum tratar de sexo abertamente. O escritor
brasileiro Aluísio de Azevedo representa o naturalismo no país, com suas obras
publicadas, como: 'O mulato' e 'O cortiço'. O grande idealizador do movimento
naturalista foi o francês Émile Zola, com seu livro 'O romance
experimental'.
Pré-Modernismo e Modernismo
Pré-modernismo
O
pré-modernismo não é considerado um movimento literário e sim uma etapa de transição entre dois
períodos. Muitos autores foram considerados pré-modernistas, pois
antecederam esse período e não sofreram influencias de outros movimentos.
Os
principais autores e obras do pré-modernismo são: Euclides da Cunha (Os
Sertões); Monteiro Lobato (Reinações de Narizinho); Lima Barreto (Triste Fim de
Policarpo Quaresma); Graça Aranha (Canaã).
Modernismo
No Brasil teve início a partir da Semana de Arte Moderna, que
ocorreu em São Paulo em 1922. No modernismo há três fazes: Primeira Fase do Modernismo há a
preocupação estética com a escrita e os textos são produzidos fora do caráter
tradicional. As características desse período são: a pouca utilização de
formas rígidas de escrita, textos no passado e a criação de grupos relacionados
ao movimento; A Segunda Fase do
Modernismo faz predomínio da prosa de ficção, utiliza textos
regionalistas, narrativa surrealista, romance urbano e psicológico. A fase tem
como autores na prosa: Graciliano Ramos; Rachel de Queiros; Érico Veríssimo;
José Lins do Rego; Jorge Amado. E na poesia: Carlos Drummond de Andrade;
Vinícius de Moraes; Cecília de Moraes; Porém, na Terceira Fase a influencia da Ditadura Militar e pela Guerra Fria, criam nesse período características intimistas e
psicológicas. Essa fase contém uma divisão: A Prosa Urbana que mostra o predomínio de conflitos do
indivíduo com seu meio social, tendo como principais autores Ruben Braga e
Lygia Fagundes Telles; A Prosa
Intimista, caracterizada pelo caráter psicológico, contendo Clarice
Lispector e Antônio Olavo Pereira como principais autores; E por fim a Prosa Regionalista que é marcado pelas
obras de Guimarães Rosa, autor de Grande Sertão, Veredas e Sagarana.
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