quinta-feira, 22 de maio de 2014

Construindo sentidos no texto: organização estrutural e processamento textual
Para a obtenção de um texto formal ou informal, deve-se levar em conta seu processo de fabricação. Em todos os textos, há uma estrutura e organização de ideias, conhecimento e linguagem. A seguir, pode-se encontrar como ocorre o processo textual, sua organização de escrita e estrutura para montagem.
·        Processamento textual - O texto deve sempre ser visto e compreendido como um processo, onde toda ação deve ser acompanhada de um processo de conhecimento, de forma que o sujeito tem modelos e tipos de ações mentais. Na comunicação, os interlocutores tem muito conhecimento sobre diversos tipos de atividades da vida social, que geram expectativas que criam um projeto nas atividades de compreensão e produção de texto. Há nesse processo três sistemas de conhecimento, que são responsáveis pelo processamento textual, conhecidos como:
- Conhecimento Linguístico, que é responsável pela coesão de escolha e organização dos termos e materiais linguísticos;                                     - Conhecimento Enciclopédico, mais conhecido como conhecimento de mundo, no qual e formado pelas informações guardadas na memória de cada sujeito, que é formada por fatos decorrentes do mundo e experiências adquiridas;                                                                                                               - Conhecimento Interacional que se realiza por ações por meio da linguagem, e é dividida em quatro etapas, que são:
* Conhecimento Ilocucional – para se atingir um objetivo se usa meios diretos e indiretos;
* Conhecimento Comunicacional – atinge os objetivos desejados através de meios adequados;
* Conhecimento Metacomunicativo–utiliza meios como atenuação, paráfrases, parênteses e outros tipos;
* Conhecimento Superestrutural – Modelos de textos globais que fazem com que os leitores distingam um determinado gênero textual;

·        Organização estrutural é uma organização dividida em três níveis de estrutura, tais como:
- Superestrutural ou nível global, que da ênfase em relações esquemático-cognitivas e que permite o reconhecimento dos gêneros ou tipos através de modelos globais como:
* Frames: que quando se pensa em uma ideia, várias atividades relacionadas vêm à mente em desordem;
* Esquemas: quando se tem uma ideia, as atividades vêm à mente em ordem;
* Planos: demonstra o propósito de uma pessoa em um dialogo, quando se deseja algo e no dialogo o ouvinte interpreta a intenção do falante;
* Script: parecido com o plano, porém é mais sistemático, como um roteiro.
- Macroestrutural ou nível semântico, que possui ênfase nas relações com coerência textual, que é fundamental para a textualidade, pois ela depende do sentido do texto. A coerência possui fatores para que ocorra, como: fatores linguísticos, cognitivos, socioculturais, internacionais e programáticos. Se não houvesse a coerência, os textos não teriam ligação e sentido, portanto há diferentes níveis de coerência como:
* Narrativa, há implicações lógicas entre partes de uma narrativa;
* Argumentativa é a adequação entre afirmações e conclusões e as consequências do texto;
* Figurativa utiliza imagens para mostrar uma informação;
* Temporal há sucessividade nos acontecimentos e há ponto de vista da localização do tempo;
* Espacial há ponto de vista espacial;
* Nível de linguagem visa o ponto de vista da variante linguística escolhida e a estrutura sindética usada no texto;
Entretanto, há importantes critérios de textualidade onde os mais importantes são:
* Principio de interpretabilidade, não há textos incoerentes entre si, eles sempre são coerentes em um contexto, dependendo da participação de quem produz e quem recebe, perante a comunicação;
* Situação comunicativa, pode conter dupla interpretação através do sentido escrito, contexto imediato e sentido amplo, contexto sócio-politico-cultural;
* Conhecimento de mundo e conhecimento compartilhado, o de mundo é toda a memória da vida social, histórica e individual, á a compartilhada é adquirida na interação de um produtor e um receptor;
* Polifonia é a mudança de vozes e pontos de vista no texto;
*Infêrencia organizam os modelos globais como frames, esquemas, planos e scripts;
* Intertextualidade é a junção de textos, sejam explícitos ou implícitos;
* Intencionalidade utiliza argumentos a fim de perseguir e realizar suas intenções no texto;
* Informatividade o nível pode ser alto, intermediário ou baixo, dependendo da interação do emissor e do receptor.
- Microestrutural ou de nível superfície linguístico, tendo como ênfase a coesão textual, mostrando como os elementos estão interconectados através de recursos linguísticos e se diz respeito a estrutura formal do texto, utilizando mecanismos gramaticais. Há três formas de coesão textual, como:
* Coesão referencial, obtida por meio da substituição e reiteração de termos com função de estabelecer referencia;
* Coesão recorrencial, utiliza o paralelismo, paráfrase e recursos fonológicos, essa coesão da andamento à informação;

* Coesão sequencial, usa mecanismos temporais e conectivos da sequencia e andamento ao texto. 

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