Construindo
sentidos no texto: organização estrutural e processamento textual
Para a obtenção de um texto formal ou informal, deve-se
levar em conta seu processo de fabricação. Em todos os
textos, há uma estrutura e organização de ideias, conhecimento e linguagem. A
seguir, pode-se encontrar como ocorre o processo textual, sua organização de
escrita e estrutura para montagem.
·
Processamento textual - O texto deve sempre
ser visto e compreendido como um processo, onde toda ação deve ser acompanhada
de um processo de conhecimento, de forma que o sujeito tem modelos e tipos de
ações mentais. Na comunicação, os interlocutores tem muito conhecimento sobre
diversos tipos de atividades da vida social, que geram expectativas que criam
um projeto nas atividades de compreensão e produção de texto. Há nesse processo
três sistemas de conhecimento, que são responsáveis pelo processamento textual,
conhecidos como:
- Conhecimento Linguístico, que é
responsável pela coesão de escolha e organização dos termos e materiais linguísticos; - Conhecimento
Enciclopédico, mais conhecido como conhecimento de mundo, no qual e formado
pelas informações guardadas na memória de cada sujeito, que é formada por fatos
decorrentes do mundo e experiências adquiridas;
- Conhecimento Interacional que se realiza por ações por meio da
linguagem, e é dividida em quatro etapas, que são:
* Conhecimento Ilocucional – para se
atingir um objetivo se usa meios diretos e indiretos;
* Conhecimento Comunicacional – atinge
os objetivos desejados através de meios adequados;
* Conhecimento Metacomunicativo–utiliza
meios como atenuação, paráfrases, parênteses e outros tipos;
* Conhecimento Superestrutural – Modelos
de textos globais que fazem com que os leitores distingam um determinado gênero
textual;
·
Organização estrutural é uma organização
dividida em três níveis de estrutura, tais como:
- Superestrutural ou nível global, que
da ênfase em relações esquemático-cognitivas e que permite o reconhecimento dos
gêneros ou tipos através de modelos globais como:
* Frames: que quando se pensa em uma
ideia, várias atividades relacionadas vêm à mente em desordem;
* Esquemas: quando se tem uma ideia, as
atividades vêm à mente em ordem;
* Planos: demonstra o propósito de uma
pessoa em um dialogo, quando se deseja algo e no dialogo o ouvinte interpreta a
intenção do falante;
* Script: parecido com o plano, porém é
mais sistemático, como um roteiro.
- Macroestrutural ou nível semântico,
que possui ênfase nas relações com coerência textual, que é fundamental para a
textualidade, pois ela depende do sentido do texto. A coerência possui fatores
para que ocorra, como: fatores linguísticos, cognitivos, socioculturais,
internacionais e programáticos. Se não houvesse a coerência, os textos não
teriam ligação e sentido, portanto há diferentes níveis de coerência como:
* Narrativa, há implicações lógicas
entre partes de uma narrativa;
* Argumentativa é a adequação entre
afirmações e conclusões e as consequências do texto;
* Figurativa utiliza imagens para
mostrar uma informação;
* Temporal há sucessividade nos
acontecimentos e há ponto de vista da localização do tempo;
* Espacial há ponto de vista espacial;
* Nível de linguagem visa o ponto de
vista da variante linguística escolhida e a estrutura sindética usada no texto;
Entretanto, há importantes critérios de
textualidade onde os mais importantes são:
* Principio de interpretabilidade, não
há textos incoerentes entre si, eles sempre são coerentes em um contexto,
dependendo da participação de quem produz e quem recebe, perante a comunicação;
* Situação comunicativa, pode conter
dupla interpretação através do sentido escrito, contexto imediato e sentido
amplo, contexto sócio-politico-cultural;
* Conhecimento de mundo e conhecimento
compartilhado, o de mundo é toda a memória da vida social, histórica e
individual, á a compartilhada é adquirida na interação de um produtor e um
receptor;
* Polifonia é a mudança de vozes e
pontos de vista no texto;
*Infêrencia organizam os modelos globais
como frames, esquemas, planos e scripts;
* Intertextualidade é a junção de
textos, sejam explícitos ou implícitos;
* Intencionalidade utiliza argumentos a
fim de perseguir e realizar suas intenções no texto;
* Informatividade o nível pode ser alto,
intermediário ou baixo, dependendo da interação do emissor e do receptor.
- Microestrutural ou de nível superfície
linguístico, tendo como ênfase a coesão textual, mostrando como os elementos
estão interconectados através de recursos linguísticos e se diz respeito a
estrutura formal do texto, utilizando mecanismos gramaticais. Há três formas de
coesão textual, como:
* Coesão referencial, obtida por meio da
substituição e reiteração de termos com função de estabelecer referencia;
* Coesão recorrencial, utiliza o
paralelismo, paráfrase e recursos fonológicos, essa coesão da andamento à
informação;
* Coesão sequencial, usa mecanismos
temporais e conectivos da sequencia e andamento ao texto.
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