Noções de texto
unidade e sentido.
A leitura de um texto se dá primeiramente a partir do processo de
decodificação, quando temos contato com o “conteúdo” e buscamos compreendê-lo.
Existem elementos que nos ajudam a interpretar os textos que estão a nossa
volta, mas para que se possa compreender bem um texto é necessário identificar
o contexto (social, cultural, estético, político) no qual ele está inserido.
Essa identificação vai
depender do conhecimento sobre o que está sendo abordado e as conclusões
referentes ao texto. Em determinados textos a informação sobre acontecimentos
passados contribui para sua compreensão.
Por isso, quanto mais variado o campo de conhecimento, mais facilidade
encontrará o leitor para ler e interpretar textos.·.
Precisamos levar em conta os conhecimentos do leitorno processo autor – leitor,
condição fundamentalpara estabelecerinteração com maior ou menor intensidade ,
durabilidade e qualidade .
Na atividade de leitura ativamos lugar social,vivencias relações com outro,
valores da comunidade, e conhecimentos textuais.Leitura e produção de sentido
são atividades orientadas por nossa bagagem sócio cognitiva:
conhecimentos da língua e das coisas do mundo (lugares sociais , crenças ,
valores e vivencias ) é muito importante que o leitor considere “na” e “para” a
produção de sentido as sinalizações dos diferentes tipos de textos e dos
conhecimentos que possuem .
A pluralidade de leituras e de sentidos pode ser maior ou menor depende
do texto e do modo que foi constituído do que foi realmente revelado e do que
não foi sugerido por outro lado por parte do leitor, de conhecimentos de
natureza diversa e de sua atitude cooperativa com o texto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário