quinta-feira, 22 de maio de 2014


Noções de texto unidade e sentido.

A leitura de um texto se dá primeiramente a partir do processo de decodificação, quando temos contato com o “conteúdo” e buscamos compreendê-lo.
Existem elementos que nos ajudam a interpretar os textos que estão a nossa volta, mas para que se possa compreender bem um texto é necessário identificar o contexto (social, cultural, estético, político) no qual ele está inserido.
Essa identificação vai depender do conhecimento sobre o que está sendo abordado e as conclusões referentes ao texto. Em determinados textos a informação sobre acontecimentos passados contribui para sua compreensão.
Por isso, quanto mais variado o campo de conhecimento, mais facilidade encontrará o leitor para ler e interpretar textos.·.

Precisamos levar em conta os conhecimentos do leitorno processo autor – leitor, condição fundamentalpara estabelecerinteração com maior ou menor intensidade , durabilidade e qualidade .
Na atividade de leitura ativamos lugar social,vivencias relações com outro, valores da comunidade, e conhecimentos textuais.Leitura e produção de sentido são atividades orientadas por nossa bagagem sócio cognitiva: conhecimentos da língua e das coisas do mundo (lugares sociais , crenças , valores e vivencias ) é muito importante que o leitor considere “na” e “para” a produção de sentido as sinalizações dos diferentes tipos de textos e dos conhecimentos que possuem .

A pluralidade de leituras e de sentidos pode ser maior ou menor depende do texto e do modo que foi constituído do que foi realmente revelado e do que não foi sugerido por outro lado por parte do leitor, de conhecimentos de natureza diversa e de sua atitude cooperativa com o texto.

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