Sentidos no Texto
Todo texto precisa de um sentido, um caminho seguido pelo
leitor, que é necessário ser construído anteriormente pelo produtor do texto. O
sentido de um texto na teoria é divido em duas partes: processamento textual e
organização estrutural.
Processamento Textual
O texto deve sempre ser entendido como um processo. Quando
escrevemos um texto, toda ação precisa ser acompanhada por processos
cognitivos. O produtor do texto precisa ter certos conhecimentos para que o que
ele está produzindo tenha um conteúdo e uma boa definição do que está tentando
passar, o que chamamos de conhecimento de memória, pois são fatores tirados da
mente de quem escreve e é passado para as palavras, além de ser difícil
escrever um texto bom sem usar sua carga de experiência e conhecimento, o que é
em um texto enaltece um todo.
Segundo estudiosos o conceito do processamento textual se
dividem em três grandes sistemas de conhecimento, que são responsáveis pelo
processamento textual:
1)
Linguístico:
Corresponde ao conhecimento da gramatica que o autor possui. Esse
conhecimento que será importante na escolha das palavras a serem usadas,
inclusive no uso dos elementos coesivos. Afinal, um texto com um bom
vocabulário é tido por muitos como um texto bem escrito.
2) Enciclopédico ou de mundo: Corresponde
às informações armazenadas na memoria de cada individuo, é um conhecimento que
abrange tudo pelo que o produtor do texto já passou, já leu ou já refletiu.
Seja situações histórias ou uma simples conversa com outra pessoa, tudo pode
ser usado em um texto, seja para comparação ou um embasamento.
3) Interacional: Corresponde aos meios de
linguagem e ações escritas pelo produtor, que são divididos em três tipos de
conhecimentos:
a. Ilocucional:Reconhece os objetos pretendidos
pelo autor do texto, deixando claro quem são personagens e o que são os locais
usados, tendo um papel de situar o leitor segundo a intencionalidade do autor.
b. Comunicacional: É aquantidade de
informação necessária para que o leitor seja capaz de reconstruir um objeto
após a leitura de um trecho, ativando seu conhecimento de mundo.
c. Metacomunicativo: É aquilo que permite
assegurar a compreensão de um texto por parte do leitor, fazendo uso do
contexto para um bom entendimento do leitor sobre o tema pretendido pelo autor.
d. Superestrutural:É o que denota que tipo
de texto que está sendo lido, seguindo uma fórmula certa para cada tipo
textual.
Organização
Estrutural
Este é um conceito que para alguns autores se orientam a
partir de três níveis estruturais e inter-relacionáveis entre si:
Superestrutural, Macroestrutural e microestrutural.
1)
Superestrutural:
Se refere tanto às estruturas textuais globais que permitem o reconhecimento
dos gêneros ou tipos, como também envolve o conhecimento sobre estratégias
esquemáticas cognitivas relacionadas à significação global da base textual. São
estratégias facilitadoras na produção de textos que acionam na memória o
conhecimento armazenado.
2)
Macroestrutural:
Conceito referente à coerência textual, o conhecimentos responsável por
construir a significação global no texto através dos processos de produção e
compreensão textual analisados numa leitura. A construção da coerência textual
depende da organização feita pelo autor, por exemplo: Linguística, cognitiva,
sócio cultural, interacional e pragmática. Platão &Fiorin definem a
coerência textual como o que diferencia um texto de um aglomerado de frases.
3)
Microestrutural:
São as relações coesivas lineares que dizem respeito ao modo como esses
elementos estão presentes no texto. Construída através de
mecanismosgramaticais, que definem as relações entre frases e sequencias de
frases.
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