domingo, 8 de junho de 2014


2. DESENVOLVIMENTO DE GÊNEROS TEXTUAIS – PROFESSORA GORETE

O conteúdo programático dessa matéria consistiu em:
  • Noção de gêneros e tipos textuais.
  • Caracterização, análise dos principais gêneros textuais em uso na atualidade.
  • Leitura, análise e interpretação de diferentes tipos e gêneros textuais, reconhecendo suas especificidades e estratégias de uso.

2.1. NOÇÃO DE GÊNEROS E TIPOS TEXTUAIS

Os gêneros textuais foram criados pelo ser humano a fim de atender a determinadas necessidades de interação verbal. De acordo com o momento histórico, pode nascer um gênero novo, podem desaparecer gêneros de pouco uso ou, ainda, um gênero pode sofrer mudanças até transformar-se num novo gênero.
Encontramos 5 tipos de texto: narrativos,argumentativos,expositivos, descritivos e injuntivos
Segundo Marcuschi os gêneros textuais são fenômenos históricos, profundamente vinculados à vida cultural e social.
As tipologias textuais funcionam como um recurso auxiliar na preparação e organização de qualquer modalidade de texto.

  • Os textos narrativos são os que relatam fatos ocorridos em determinado tempo e lugar, com personagens.
  • Os argumentativos são os textos em que expõe seu ponto de vista, contra ou a favor, usando argumentos.
  • Os expositivos são textos em que é interpretadas idéias ou apresentados argumentos sobre um determinado tema ou assunto.
  • Os descritivos são apontadas características ou elementos constitutivos de pessoas, animais, plantas, objetos, paisagens, entre outros.
  • E os injuntivos são textos em que incita alguma ação, como: ordens, projeções, instruções, etc.

Exemplos:

Ela saltou em meio da roda, com os braços na cintura, rebolando as ilhargas e bamboleando a cabeça, ora para a esquerda, ora para a direita [...] Depois, como se voltasse à vida, soltava um gemido prolongado, estalando os dedos no ar e vergando as pernas, descendo, subindo, sem nunca parar com os quadris, em seguida sapateava, miúdo e cerrado freneticamente” [...] 
Aluísio Azevedo. O cortiço

Podemos perceber que se trata de um texto narrativo, em virtude da presença de elementos característicos.

2.2. CARACTERIZAÇÃO, ANÁLISE DOS PRINCIPAIS GÊNEROS TEXTUAIS EM USO NA ATUALIDADE

Na atualidade nos deparamos com uma infinidade de textos, orais e escritos.
Marcuschi explica uma diferença entre tipos textuais e gêneros textuais, segundo ele, usamos a expressão gênero textual como uma noção propositalmente vaga para referir os textos materializados que entramos em nossa vida diária e que apresentam características sócio-comunicativas definidas por conteúdos, propriedades funcionais, estilo e composição característica. Se os tipos textuais são apenas meia dúzia, os gêneros são inúmeros.
Os principais tipos de gêneros textuais são: anúncios, convites, atas, avisos, programas de auditórios, bulas, cartas, comédias, contos de fadas, convênios, crônicas, editoriais, ementas, ensaios, entrevistas, circulares, contratos, decretos, discursos políticos, histórias, instruções de uso, letras de música, leis, mensagens, notícias, charge, tirinhas. 

Alguns exemplos:

Romance: é um texto completo, com tempo, espaço e personagens bem definidos.  
Fábula:
é um texto onde as personagens principais são animais ou objetos, e a finalidade é transmitir alguma lição de moral. 

Segundo Marcuschi, gêneros virtuais é o nome dado às novas modalidades de gêneros textuais surgidas com o advento da Internet, dentro do hipertexto. Eles possibilitam, dentre outras coisas, a comunicação entre duas ou mais pessoas mediadas pelo computador.
Os gêneros utilizados na internet são chamados de gêneros virtuais, sendo eles: o chat, e-mail, blogs, redes sociais.

2.3. LEITURA, ANÁLISE E INETERPRETAÇÃO DE DIFERENTES TIPOS E GÊNEROS TEXTUAIS, RECONHECENDO SUAS ESPECIFICIDADES E ESTRATÉGIAS DE USO

Nessa parte vimos sobre a interpretação e a produção de textos, no qual no destacado um gênero: artigo de opinião.
Foi explicado sobre o entendimento de texto, em questões relativas ao aluno-leitor como: condições de identificação dos elementos e estruturas da narrativa. Destacando a necessidade do ensino de gêneros, especialmente na área de línguas, pois é indispensável para as demais áreas.

Uma concepção esclarecedora a respeito dos vários tipos de gêneros é
indispensável para qualquer estudo, seja qual for a área das ciências – sociais ou exatas, pois “conhecer a natureza do enunciado e as particularidades dos gêneros discursivos fortalece o vínculo entre linguagem e os saberes” (Bakhtin, 1997, p. 282).


2.4.CONSIDERAÇÕES SOBRE A METODOLOGIA DE ENSINO/APRENDIZAGEM DOS TIPOS/GÊNEROS TEXTUAIS

Nessa matéria vimos sobre métodos para o ensino dos tipos e gêneros textuais, buscando mostra ao aluno suas importâncias e usos. Visando não apenas ensinar, mas sim promover um maior interesse dos alunos, aumentar suas potencialidades para produzir textos variados com determinadas formas, função e argumentos convincentes e escritos com objetivos reais, pois se estaria priorizando situações reais e contextualizadas da língua, que privilegia o aspecto sócio-interativo da linguagem no aspecto ensino-aprendizagem.
Segundo Fairclough (2001, p. 35-36): A conexão entre o texto e a prática social é vista como medida pela prática discursiva: de um lado, os processos de produção e interpretação são formados pela natureza da prática social, ajudando também a formá-la e, por outro lado, o processo de produção forma (e deixa vestígios) no texto, e o processo interpretativo opera sobre 'pistas' no texto.

Ana, Mainá e Rodrigo.

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