2. DESENVOLVIMENTO
DE GÊNEROS TEXTUAIS – PROFESSORA GORETE
O
conteúdo programático dessa matéria consistiu em:
- Noção de gêneros e tipos textuais.
- Caracterização, análise dos principais gêneros textuais em uso na atualidade.
- Leitura, análise e interpretação de diferentes tipos e gêneros textuais, reconhecendo suas especificidades e estratégias de uso.
2.1. NOÇÃO DE
GÊNEROS E TIPOS TEXTUAIS
Os gêneros textuais
foram criados pelo ser humano a fim de atender a determinadas
necessidades de interação verbal. De acordo com o momento
histórico, pode nascer um gênero novo, podem desaparecer gêneros
de pouco uso ou, ainda, um gênero pode sofrer mudanças até
transformar-se num novo gênero.
Encontramos 5 tipos de
texto: narrativos,argumentativos,expositivos, descritivos e
injuntivos
Segundo
Marcuschi
os gêneros textuais são fenômenos históricos, profundamente
vinculados à vida cultural e social.
As
tipologias
textuais funcionam
como um recurso auxiliar na preparação e organização de qualquer
modalidade de texto.
- Os textos narrativos são os que relatam fatos ocorridos em determinado tempo e lugar, com personagens.
- Os argumentativos são os textos em que expõe seu ponto de vista, contra ou a favor, usando argumentos.
- Os expositivos são textos em que é interpretadas idéias ou apresentados argumentos sobre um determinado tema ou assunto.
- Os descritivos são apontadas características ou elementos constitutivos de pessoas, animais, plantas, objetos, paisagens, entre outros.
- E os injuntivos são textos em que incita alguma ação, como: ordens, projeções, instruções, etc.
Exemplos:
“Ela
saltou em meio da roda, com os braços na cintura, rebolando as
ilhargas e bamboleando a cabeça, ora para a esquerda, ora para a
direita [...] Depois, como se voltasse à vida, soltava um gemido
prolongado, estalando os dedos no ar e vergando as pernas, descendo,
subindo, sem nunca parar com os quadris, em seguida sapateava, miúdo
e cerrado freneticamente” [...]
Aluísio Azevedo. O cortiço
Podemos perceber que se trata de um texto narrativo, em virtude da presença de elementos característicos.
Aluísio Azevedo. O cortiço
Podemos perceber que se trata de um texto narrativo, em virtude da presença de elementos característicos.
2.2. CARACTERIZAÇÃO,
ANÁLISE DOS PRINCIPAIS GÊNEROS TEXTUAIS EM USO NA ATUALIDADE
Na atualidade nos
deparamos com uma infinidade de textos, orais e escritos.
Marcuschi
explica
uma diferença entre tipos
textuais
e gêneros
textuais,
segundo ele, usamos a expressão gênero
textual como
uma noção propositalmente vaga para referir os textos
materializados que entramos em nossa vida diária e que apresentam
características sócio-comunicativas definidas por conteúdos,
propriedades funcionais, estilo e composição característica. Se os
tipos textuais são apenas meia dúzia, os gêneros são inúmeros.
Os
principais tipos de gêneros textuais são: anúncios,
convites, atas, avisos, programas de auditórios, bulas, cartas,
comédias, contos de fadas, convênios, crônicas, editoriais,
ementas, ensaios, entrevistas, circulares, contratos, decretos,
discursos políticos, histórias, instruções de uso, letras de
música, leis, mensagens, notícias, charge, tirinhas.
Alguns exemplos:
Romance:
é um texto completo, com tempo, espaço e personagens bem definidos.
Fábula: é um texto onde as personagens principais são animais ou objetos, e a finalidade é transmitir alguma lição de moral.
Fábula: é um texto onde as personagens principais são animais ou objetos, e a finalidade é transmitir alguma lição de moral.
Segundo
Marcuschi, gêneros virtuais é o nome dado às novas modalidades de
gêneros textuais surgidas com o advento da Internet, dentro do
hipertexto. Eles possibilitam, dentre outras coisas, a comunicação
entre duas ou mais pessoas mediadas pelo computador.
Os
gêneros utilizados na internet são chamados de gêneros
virtuais,
sendo eles: o chat, e-mail, blogs, redes sociais.
2.3. LEITURA, ANÁLISE
E INETERPRETAÇÃO DE DIFERENTES TIPOS E GÊNEROS TEXTUAIS,
RECONHECENDO SUAS ESPECIFICIDADES E ESTRATÉGIAS DE USO
Nessa
parte vimos sobre a interpretação e a produção de textos, no qual
no destacado um gênero: artigo
de opinião.
Foi
explicado sobre o entendimento de texto, em
questões
relativas ao aluno-leitor como: condições de identificação dos
elementos e estruturas da narrativa. Destacando a necessidade do
ensino de gêneros, especialmente na área de línguas, pois é
indispensável para as demais áreas.
Uma concepção
esclarecedora a respeito dos vários tipos de gêneros é
indispensável para
qualquer estudo, seja qual for a área das ciências – sociais ou
exatas, pois “conhecer a natureza do enunciado e as
particularidades dos gêneros discursivos fortalece o vínculo entre
linguagem e os saberes” (Bakhtin, 1997, p. 282).
2.4.CONSIDERAÇÕES
SOBRE A METODOLOGIA DE ENSINO/APRENDIZAGEM DOS TIPOS/GÊNEROS
TEXTUAIS
Nessa matéria vimos
sobre métodos para o ensino dos tipos e gêneros textuais, buscando
mostra ao aluno suas importâncias e usos. Visando não apenas
ensinar, mas sim promover um maior interesse dos alunos, aumentar
suas potencialidades para produzir textos variados com determinadas
formas, função e argumentos convincentes e escritos com objetivos
reais, pois se estaria priorizando situações reais e
contextualizadas da língua, que privilegia o aspecto
sócio-interativo da linguagem no aspecto ensino-aprendizagem.
Segundo Fairclough (2001,
p. 35-36): A conexão entre o texto e a prática social é vista como
medida pela prática discursiva: de um lado, os processos de produção
e interpretação são formados pela natureza da prática social,
ajudando também a formá-la e, por outro lado, o processo de
produção forma (e deixa vestígios) no texto, e o processo
interpretativo opera sobre 'pistas' no texto.
Ana, Mainá e Rodrigo.
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