domingo, 5 de junho de 2016

Parnasianismo

Autor Vicente de Carvalho


Postado por: Adriana, Mônica, Gilney, Geovane e Alexandre

Atividades Práticas Supervisionadas são atividades supervisionadas por um professor, a serem desenvolvidas fora do horário das disciplinas de cada curso. A disciplina vinculada para nossa APS será Literatura Brasileira, Poesia, com o Tema: Ferramentas do Professor de Literatura, em que devemos formar um grupo e, sob orientação do professor Orientador, nos organizarmos a partir do tema proposto, no qual, nós alunos, em grupo, devemos selecionar um capítulo de um livro didático que trabalhe um poema de Literatura Brasileira e prepararmos uma aula de aprox. 15 minutos sobre o tema escolhido, auxiliada por uma breve avaliação pela qual os alunos praticarão os conhecimentos adquiridos durante a aula.
O objetivo dessa atividade é possibilitar uma vivência prática das teorias aprendidas no decorrer das disciplinas de Literatura Brasileira em sala de aula, proporcionando ao aluno um subsídio para o estudo com o livro didático de Literatura, especialmente dos tópicos que tratam da poesia brasileira, para que o estudante tenha uma visão Inter e multidisciplinar da realidade que será enfrentada na vida escolar e profissional.
  
Relatório da Atividade Prática Supervisionada

O grupo é composto por cinco integrantes e o autor escolhido foi Vicente Augusto de Carvalho, Santista, Brasileiro, Parnasiano. Não é muito comum encontrar informações sobre o autor nos livros de Ensino Médio. Tivemos que lidar com este novo desafio que sustentasse o trabalho. No Parnasianismo Brasileiro quem mais se destacou foi Olavo Bilac, juntamente com os autores que fizeram parte da Tríade: Raimundo Correia e Alberto de Oliveira. Encontradas as informações sobre o autor, fizemos uma pesquisa da sua escola literária, sua vida, poemas escritos e atividades para serem usadas como método avaliativo; em seguida preparamos nossa aula.


PLANO DE AULA

O plano de aula foi baseado nos pontos mais importantes sobre o autor Vicente de Carvalho. Preparamos uma aula com uma didática simples para que o aluno se interesse pela aula:
a.  Escola literária e suas características;
b. Principais característica do autor e suas obras;
c. Análise do poema A fonte e a flor;
d. Exercícios de múltipla escolha para avaliação.


A ESCOLA LITERÁRIA

Sobre a escola literária destacamos que o Parnasianismo teve seu início na França no começo da década de 1860, por um grupo de poetas que acreditava que a literatura não se deveria pautar pelo engajamento social e sim para se aproximar aos ideais estéticos greco-latino. Os parnasianos se preocupavam com a estética do poema, Arte pela Arte, que significa arte autônoma, sem razões funcionais, objetiva, cultuando a forma.


SOBRE O AUTOR & A OBRA ESCOLHIDA

Vicente Augusto de Carvalho nasceu e faleceu na cidade de Santos-SP (1866-1924), foi advogado, jornalista, político, abolicionista, fazendeiro, deputado, magistrado, poeta e contista brasileiro. Suas principais obras foram: Ardentias (1885), Relicário (1888), Rosa, rosa de amor (1902), e Poemas e Canções (1908). O poema de Vicente de Carvalho que escolhemos foi A fonte e a flor. Através dele ressaltamos uma das características do parnasianismo, culto da forma e o uso de rimas ricas. As rimas são consideradas ricas porque contem classes gramaticais diferentes, como verbo-adjetivo, adjetivo-sujeito, adjetivo-verbo, verbo-sujeito:

“Deixa-me fonte!” Dizia  (v)
A flor, tonta de terror.      (a)
E a fonte, sonora e fria     (a)
Cantava, levando a flor.   (s)

E a fonte, rápida e fria,            (a)
Com um sussurro zombador,   (a)
Por sobre a areia corria,           (v)
Corria levando a flor.               (s)

Destacamos também a ruptura da sintagmática neste verso:

“Deixa-me fonte!” Dizia
A flor, tonta de terror.  

Nestes versos ressaltamos umas das características do parnasianismo no qual o uso dessa ruptura promove a rima perfeita. Finalmente, falamos da Impassibilidade e do Descritivismo presente no poema; observamos que não há subjetividade do autor no poema, embora ele esteja descrevendo um acontecimento que nos causa tristeza; ele não mostra sentimentalismo, apenas descreve os acontecimentos.


A AVALIAÇÃO

Para ministrar nossa aula, usamos slides com os tópicos e aplicamos exercícios para avaliação. Elaboramos um questionário de múltipla escolha para que cada aluno pudesse analisar cada opção de resposta de acordo com o que eles compreenderam sobre o poema e a escola literária sugerida. No total foram apresentadas quatro questões, algumas selecionadas de provas de vestibular.


FINALIZAÇÃO

Após toda a pesquisa, montagem, planejamento de aula, aula ministrada e correções de possíveis falhas, postamos nosso material no blog da sala: literatico.blogspot.com.br. Todo nosso trabalho foi orientado e revisado pela Professora Orientadora da disciplina vinculada.

  
CONCLUSÃO

Utilizando os livros didáticos como apoio para a realização deste trabalho, no qual os cinco integrantes do grupo estavam de acordo; fizemos um trabalho apoiado no texto descritivo, com a intenção de apenas informar os principais fatos dentro de um contexto, deixando o material claro e dinâmico. O tema escolhido pelo grupo foi “O Parnasianismo de Vicente de Carvalho” e a nossa preocupação foi como trabalhar com o Ensino Médio de forma que ficasse claro as características do período e do autor. Optamos por começarmos fazendo uma introdução da escola literária, onde ela se formou, porque se formou e quais são suas características preparando o aluno para que ao ler o poema tenha uma breve referência de seu contexto histórico entendendo o porquê do escritor possuir tais características como a preocupação da forma, a arte pela arte, cultuar a forma, etc.
Assim, foi possibilitado aos alunos um melhor aproveitamento e rendimento nos quesitos compreensão/aprendizado, tendo como base as explicações selecionadas, as quais foram centralizadas no poema apresentado em sala de aula. O conteúdo resumido e focado nos detalhes e características da escola literária foi primordial para que os alunos pudessem melhor conhecer e aprofundar na poesia de Vicente de Carvalho. O questionário aplicado ao fim da aula foi outro fator de extrema relevância, pois, proporcionou aos alunos uma liberdade de pensamento para melhor avaliarem suas respostas de acordo com os materiais apresentados.
O grupo obteve aproveitamento nesse trabalho, desenvolvendo uma visão mais crítica e realista na tarefa de ministrar uma aula de literatura para o Ensino Médio e adquiriu pensamentos inovadores quanto à docência.
Esta aula foi ministrada no tempo de 15 minutos, o tempo exigido pela APS de nosso curso.
















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