PLANO DE
AULA
Gênero Textual: Narrativa
Público – Alvo: Alunos do Ensino Médio
Tempo de Duração: 5 Aulas
Narrativa Literária utilizada: “O Morro dos Ventos Uivante”, de Emily Bronte.
Objetivo Geral
Ajudar os alunos na interpretação de narrativas de língua inglesa.
Promover um fluxo de consciência positivo, acerca da importância da leitura de
literatura estrangeira, associada ao aprendizado de língua inglesa e sua
relevância para uma boa absorção de conteúdos importantes.
Objetivos Específicos
·
Apontar
na narrativa os elementos que a constrói;
·
Promover
a reflexão sobre sua função social e seu tema;
·
Discutir
sobre o contexto social representado pelo texto e seus principais aspectos;
·
Falar
sobre a importância da leitura de literatura estrangeira;
·
Impulsionar
o aluno a interpretação crítica do texto.
Desenvolvimento
AULA 1 e 2: A narrativa O Morro dos Ventos Uivantes, será apresentada
aos alunos. Eles terão um primeiro contato com o gênero e serão
perguntados sobre seus conhecimentos acerca do mesmo e se já ouviram uma
história desse estilo. Após a discussão sobre o gênero, serão listadas algumas
características que categorizam a história como uma narrativa e seus principais
aspectos. Além da discussão sobre o tema apresentado e sobre a atitude das
personagens, dentro do contexto social e histórico em que narrativa foi escrita. Ficará como tarefa,
que os alunos busquem informações sobre o texto original para que possam ter
uma visão mais real da narrativa.
AULA
3 e 4: Os alunos serão levados até a sala de mídia onde assistirão a adaptação
cinematográfica do livro “O Morro dos
Ventos Uivantes” , fazendo assim com que os estudantes tenham um melhor contato
e conhecimento sobre o texto utilizado e trabalhado em sala de aula.
AULA 5: Serão abordados os
principais aspectos do filme que são fiéis a narrativa e a importância de se
ter a adaptação cinematográfica como um importante material de apoio. Logo após
haverá uma discussão do professor juntamente do aluno para saber sobre quais
foram os pontos principais do filme que mais lhes prenderão a atenção e que
acharam relevantes.
Avaliação
A
avaliação consistirá em fazer com que o aluno absorva melhor o conteúdo e fixe
as principais ideias sobre a composição de uma narrativa e sobre a importância
da literatura inglesa para a formação do saber e para a aprendizagem do inglês
em sala. O professor levará em conta
todo o conteúdo estudado em sala e o empenho dos alunos em relação a elaboração
da atividade que será proposta. Os alunos receberão exemplares originais da
narrativa traduzida para o português para que possam iniciar a atividade. Será
proposto que sentem em duplas para que todos possam ter acesso aos exemplares e
assim consigam executar de maneira correta o que será pedido. Os alunos terão
que elaborar uma resenha crítica sobre a narrativa agregada ao filme, falando
sobre as principais mudanças na escrita que ocorreram ao longo dos anos,
citando palavras e estilos além de utilizar o
livro para retirar dele trechos que achem relevantes para justificar
seus argumentos.
Referências
O Morro dos Ventos
Uivantes e a flexibilidade moral disponível em http://homoliteratus.com/wuthering-heights/
ROJO, Roxane e
MOURA, Eduardo. Multiletramentos na Escola. São Paulo: Parábola
Editorial, 2012.
Nenhum comentário:
Postar um comentário