quinta-feira, 23 de novembro de 2017

Plano de Aula: Narrativa O Morro dos Ventos Uivantes/ Grupo: Larissa Ferreira; Evelyn Suelen; Mariana Soares e Alexandre Ribeiro

PLANO DE AULA

Gênero Textual: Narrativa
Público – Alvo: Alunos do Ensino Médio
Tempo de Duração: 5 Aulas

Narrativa Literária utilizada: “O Morro dos Ventos Uivante”, de Emily Bronte.

Objetivo Geral
      Ajudar os alunos na interpretação de narrativas de língua inglesa. Promover um fluxo de consciência positivo, acerca da importância da leitura de literatura estrangeira, associada ao aprendizado de língua inglesa e sua relevância para uma boa absorção de conteúdos importantes.

Objetivos Específicos

·         Apontar na narrativa os elementos que a constrói;
·         Promover a reflexão sobre sua função social e seu tema;
·         Discutir sobre o contexto social representado pelo texto e seus principais aspectos;
·         Falar sobre a importância da leitura de literatura estrangeira;
·         Impulsionar o aluno a interpretação crítica do texto.

Desenvolvimento
AULA 1 e 2: A narrativa O Morro dos Ventos Uivantes, será apresentada aos alunos. Eles terão um primeiro contato com o gênero e serão perguntados sobre seus conhecimentos acerca do mesmo e se já ouviram uma história desse estilo. Após a discussão sobre o gênero, serão listadas algumas características que categorizam a história como uma narrativa e seus principais aspectos. Além da discussão sobre o tema apresentado e sobre a atitude das personagens, dentro do contexto social e histórico em que  narrativa foi escrita. Ficará como tarefa, que os alunos busquem informações sobre o texto original para que possam ter uma visão mais real da narrativa.
        AULA 3 e 4: Os alunos serão levados até a sala de mídia onde assistirão a adaptação cinematográfica do livro  “O Morro dos Ventos Uivantes” , fazendo assim com que os estudantes tenham um melhor contato e conhecimento sobre o texto utilizado e trabalhado em sala de aula.

     AULA 5: Serão abordados os principais aspectos do filme que são fiéis a narrativa e a importância de se ter a adaptação cinematográfica como um importante material de apoio. Logo após haverá uma discussão do professor juntamente do aluno para saber sobre quais foram os pontos principais do filme que mais lhes prenderão a atenção e que acharam relevantes.

Avaliação

A avaliação consistirá em fazer com que o aluno absorva melhor o conteúdo e fixe as principais ideias sobre a composição de uma narrativa e sobre a importância da literatura inglesa para a formação do saber e para a aprendizagem do inglês em sala.  O professor levará em conta todo o conteúdo estudado em sala e o empenho dos alunos em relação a elaboração da atividade que será proposta. Os alunos receberão exemplares originais da narrativa traduzida para o português para que possam iniciar a atividade. Será proposto que sentem em duplas para que todos possam ter acesso aos exemplares e assim consigam executar de maneira correta o que será pedido. Os alunos terão que elaborar uma resenha crítica sobre a narrativa agregada ao filme, falando sobre as principais mudanças na escrita que ocorreram ao longo dos anos, citando palavras e estilos além de utilizar o  livro para retirar dele trechos que achem relevantes para justificar seus argumentos.


Referências

O Morro dos Ventos Uivantes e a flexibilidade moral disponível em http://homoliteratus.com/wuthering-heights/

ROJO, Roxane e MOURA, Eduardo. Multiletramentos na Escola. São Paulo: Parábola Editorial, 2012.



Nenhum comentário:

Postar um comentário