PLANO DE AULA
Gênero Textual: Notícia( texto jornalístico)
Público – Alvo: Alunos do 2° ano do Ensino Médio
Disciplina: Língua Inglesa
Tempo de Duração: 5 aulas
CONTEÚDO
Notícia:
“THE AVOCADO TOAST INDEX: HOW MANY
BREAKFASTS TO BUY A HOUSE?”
If young people stopped wasting their money
on lavish things like toast, could they use that money to buy a house? We
crunched the numbers to find out.
By Miriam Quick / Illustrations
by Piero Zagami
31 May 2017
If you’re under 35, you’re a millennial.
Recent culinary trends suggest that, while reading this, you might have an
overpriced latte in one hand, and a fancy piece of toast smothered with
avocadoes in the other. And some suggest that you’d rather waste your money on
an Instagrammable breakfast than make sensible investments like buying a house.
Well, so says conventional grumpy wisdom,
most recently articulated by Australian tycoon Tim Gurner, who made
international headlines this month for blasting young home buyers for their
spending habits.
The 35-year-old property developer told the
Australian edition of 60 Minutes that when he was saving for his first home, he
“wasn't buying smashed avocado for $19 and four coffees at $4 each”.
He generated a flurry of debate, but also
an interesting question: roughly how many pieces of avocado toast would it
actually take to afford a home? We looked at 10 cities around the world,
crunched the numbers and found out. Scroll to the bottom for our
methodology.
We took the average cost for avocado toast
in a handful of cafes in each city, and looked at how many you’d need to forego
to afford a 20% deposit on a home. House prices are based the average price for
a 90sq m apartment outside the city centre, reported by users of cost-of-living
website Numbeo.
OBJETIVO GERAL
Auxiliar os
alunos no entendimento da estrutura e
finalidade do gênero “ Notícia”, instigando o Letramento Crítico, além da compreensão do tema proposto pelo
texto jornalístico a ser desenvolvido, fazendo com que haja a interação dos
alunos com o meio social em que vivem, correlacionado com o texto trabalhado em
sala.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
·
Identificar
o gênero notícia;
·
Compreender
o texto trabalhado e indicar os elementos que o constrói;
·
Instigar
o aluno a interpretação crítica do texto;
·
Discutir
sobre o contexto social representado pela notícia;
·
Desenvolver
a reflexão sobre sua função social e seu tema;
·
Trabalhar
com o vocabulário do texto na Língua inglesa, utilizando expressões e palavras
comuns ao conhecimento prévio dos alunos;
DESENVOLVIMENTO
Aula 1e 2: Introdução do texto jornalístico e
abordagem do gênero textual a ser trabalhado.
O
texto jornalístico, “The avocado toast index: How many breakfasts to by a
house?” retirado do site de notícias inglesas BBC, será introduzido através da leitura oral do professor. Após a leitura, o
professor fará perguntas aos alunos a
respeito do gênero textual notícia, para saber qual a relação dos alunos com
este tipo de texto. Logo após os alunos serão dividos em grupos de no máximo 4
pessoas, sendo que no mínimo 2 alunos de cada grupo tenha um nível
intermediário de inglês, para auxiliar
os demais.
Cada grupo terá em mãos a notícia que será
trabalhada. Os grupos terão que ler o texto
novamente e após o término, com o auxílio do dicionário pesquisar as palavras
que mais tiveram dificuldade para entender e anotar em uma folha a parte, além
de anotar também o que puderam compreender do texto.
Após
as leituras de cada grupo, o professor fará uma discussão oral a respeito do
tema exposto pela notícia e cada grupo terá que expor o que cada um entendeu e
pôde absorver do texto.
O
Professor então fará uma análise com relação ao desempenho dos alunos com o
texto, após terem utilizado a notícia apenas em inglês sem nenhuma tradução
prévia.
Aula 3 e
4: Atividade de mídia e produção textual
Os alunos ainda em grupos, serão encaminhados
para a sala de informática. Lá
utilizarão a internet para ter acesso a
descrição em aúdio da notícia trabalhada em sala.
Após cada grupo ter terminado de ouvir a
notícia, em uma folha de almaço, agora individualmente irão redigir um texto falando
sobre suas principais impressões a respeito da notícia abordada e qual sua
relação com este tipo de gênero. Terão que falar também sobre suas maiores
dificuldades na compreensão do texto e quais os recursos que foram utilizados
para que ouvesse uma compreesão geral do tema proposto.
No fim da aula o professor irá recolher
os textos para que possa ler a analisar cada um.
Aula 5: Finalização e discussão a respeito dos resultados
Para finalizar o conteúdo o professor irá novamente fazer uma dicussão oral com os
alunos, mas desta vez avaliando os resultados das etapas e trabalhos realizados
em sala.
O professor dará o feed back
para cada grupo, ressaltando a importância deste tipo de atividade, citando
quais foram os pontos positivos e negativos de cada grupo ao trabalhar a notícia.
Depois o professor dará o feed back individual de cada aluno através dos textos produzidos por
eles.
Após a discussão dos
resultados, o professor abordará a importância do gênero textual notícia e
porque ele é tão importante no aprendizado de língua inglesa, falará também
sobre o tema abordado pelo texto ressaltando o contexto social ao qual está inserido e instigando o aluno a
desenvolver a leitura crítica a cerca de cada texto que possa ser trabalhado
pelo resto doa no.
Os alunos participarão dando
suas principais impressões da notícia e o que cada um pôde compreender a
respeito da estrutura do texto e sua temática, levando em consideração a vivência de mundo de
cada aluno.
AVALIAÇÃO
A avaliação será feita através de duas
etapas:
1ª- Realização
de um debate a respeito do tema trabalhado, colocando em prática a leitura
crítica de cada aluno e seu envolvimento com o tema, através das leituras a
atividades passadas.
2ª- Os alunos terão que fazer um trabalho
expositivo trazendo tudo aquilo que possa estar relacionado com o tema
proposto, abordando principalmente a importância do tema e da leitura de
notícias principalmente para o desenvolvimento crítico de jovens e adultos e de
toda sociedade.
REFERÊNCIAS
“The avocado toast index: how
many breakfasts to buy a house?”. Disponível
em: <http://www.bbc.com/capital/story/20170530-the-avocado-toast-index-how-many-breakfasts-to-buy-a-house>
SCHLATTER, Margarete. O Ensino de Leitura em Língua
Estrangeira na Escola: uma
proposta de letramento. Disponível em: < http://www.revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/4851 >
GRUPO: Evelyn S. H. Oliveira
Mariana S. de Souza
Larissa F. C. dos Santos
Nenhum comentário:
Postar um comentário