quarta-feira, 31 de maio de 2017

Plano de Aula - Trabalhando Textos em Inglês Através de Fábulas

Fábulas em geral tem o objetivo de fazer seus leitores refletirem a respeito da moral que o texto traz. Trabalhar este gênero com crianças, auxilia na formação do caráter e crescimento da pessoa de forma agradável e interativa. Uma vez que este gênero textual é voltado para crianças, sugere-se trabalhá-lo nas aulas de inglês dos alunos do 6° Ano do Ensino Fundamental II, devido a faixa etária dos discentes.

During the summer, the Ant went around the fields collecting grains of wheat and barley so that he could store up some food for the winter.
A Cicada while singing watched the Ant and decided that he must be a wretched creature since he worked all the time, never taking a moment's rest, unlike the other animals. The ant didn't pay attention to the cicada and simply went about his business.
When winter came and the dung was washed away by the rain, the Cicada grew hungry. He went to the Ant and begged him to share a little bit of his food. The ant replied, "O cicada, if you had done some work yourself instead of singing and making fun of me while I was working so hard, then you would not need to be asking me for food."

Tempo de Duração: 4 aulas

Objetivo Geral
Auxiliar na adequação das várias maneiras de fluxo social do gênero textual fábula, tornando possível realizar efetivamente a leitura e a escrita como forma de inserção em seu meio social.

Objetivos Específicos
  • ·         Apontar na narrativa os elementos que a constrói;
  • ·         Promover a reflexão sobre sua função social e seu tema;
  • ·         Discutir sobre o contexto social representado pelo texto;
  • ·         Induzir o aluno a interpretação crítica do texto.


Desenvolvimento
·                    AULA 1 e 2: Apresentar e proporcionar aos alunos o contato com o gênero textual fábula. Fábulas são textos criados especificamente para crianças que trazem uma reflexão e um ensinamento instrutivo da moral. Geralmente estes textos são compostos por personagens animais que apresentam características e costumes humanos. Visto que este plano de aula é direcionado para crianças e para o estudo da língua inglesa, será trabalhada a fábula “A Cigarra e a Formiga” em sua versão no idioma inglês, “The ant and the Cicada”.
Será solicitado previamente para que o aluno traga, como lição de casa, uma história que componha o gênero textual fábula em seu idioma nativo, português. Em sala de aula, primeiramente, em momento de diálogo com os discentes, serão questionados sobre seus conhecimentos sobre o gênero textual e cada um deverá apresentar o texto que trouxeram cumprido a solicitação do professor. Seguindo a atividade, já em contato com o gênero textual, será explicado o que é uma fábula, como ela é composta e suas principais características. Após a discussão sobre o gênero e da realização da leitura dos textos trazidos pelos alunos, serão listadas algumas características que categorizam a história como uma fábula, além da discussão da moral e da atitude das personagens, tendo como exemplos atitudes do nosso cotidiano que eles já presenciaram ou têm conhecimento.
É o momento então de apresentar aos alunos o texto “The ant and the Cicada”, uma leitura do texto será realizada, visto que o texto está em inglês e que cada aluno apresenta um nível de compreensão do idioma serão proporcionados dicionários para auxiliar a compreensão do significado do texto e o professor também estará em prontidão para explicar possíveis questionamentos a respeito do texto. Ao final, a leitura do texto em sua versão em português será realizada e os alunos terão a possibilidade de saber se inferiram o mesmo significado ao texto em inglês. Os estudantes serão informados que na próxima aula será realizada a produção de sua própria fábula.
·               AULA 3 e 4: Divididos em duplas, os alunos deverão criar suas próprias fábulas primeiramente em português e em seguida, com auxílio do dicionário de língua inglesa, realizar a tradução de seus textos. De acordo com o resultado da discussão do dia anterior, os alunos irão produzir uma fábula com uma moral pertinente à suas ações cotidianas.
Após a produção do texto, será pedido para que os alunos leiam a fábula novamente e identifiquem possíveis erros na escrita, além de criarem um título e alguns desenhos para ilustrar a história. Com o auxílio do dicionário de Língua Inglesa e com seus conhecimentos prévios, os alunos traduzirão a fábula para o idioma inglês, sempre com a observação do professor para sanar eventuais dúvidas.
Após a finalização das produções textuais, serão sorteadas algumas histórias que serão apresentadas para a sala, a fim de proporcionar que cada aluno possa exprimir sua opinião sobre o tema abordado pelo colega em sua produção. É de extrema importância fazer uma discussão sobre as escolhas e seus pensamentos relacionados aos textos e as situações que os levaram a escolher aquele assunto para criação de uma visão crítica da situação. O professor também deve induzir os alunos a exporem seus pontos de vista e argumentarem sobre as informações trazidas pelo texto e opinarem se são a favor ou contra e as possíveis ações e reação das atitudes das personagens e sobre a moral que cada história apresentará.


Avaliação
A avaliação contemplará o desenvolvimento do senso crítico do aluno através dos debates realizados durante a execução das aulas e da produção textual de uma nova fábula, levando em consideração o relacionamento do aluno com a temática, trabalhando tanto as dificuldades quanto as facilidades que apresentam. As produções textuais dos alunos serão fontes de avaliação de extrema importância.

Referências
A Formiga e a Cigarra. Disponível em:< https://goo.gl/GYfDyc > Acessodo em 11 Maio 17.
MARCUZZO, Patrícia. O papel da Leitura Crítica no ensino de inglês como língua estrangeira. Disponível em <https://goo.gl/yUtigX>. Acessado em 15 Maio 17.
ROJO, Roxane e MOURA, Eduardo. Multiletramentos na Escola. São Paulo: Parábola Editorial, 2012.
The Ant and The Cicada. Disponível em: < https://goo.gl/0T1fTf > Acesso em 11 Maio 17


Por:                                                                                         
Carolina Ramires Cuyabano                                                      
Claudia Araujo Silva                                                                   
Denis Wilson Rodrigues                                                             
Fernanda De Moura Alves                                                         

Glayds Cabral De Souza Motta                                                 

Nenhum comentário:

Postar um comentário