Fábulas em geral tem o objetivo de fazer seus leitores
refletirem a respeito da moral que o texto traz. Trabalhar este gênero com
crianças, auxilia na formação do caráter e crescimento da pessoa de forma
agradável e interativa. Uma vez que este gênero textual é voltado para crianças, sugere-se trabalhá-lo nas aulas de inglês dos alunos do 6° Ano do Ensino Fundamental II, devido a faixa etária dos discentes.
During the summer, the Ant
went around the fields collecting grains of wheat and barley so that he could
store up some food for the winter.
A Cicada
while singing watched the Ant and decided that he must be a wretched creature
since he worked all the time, never taking a moment's rest, unlike the other
animals. The ant didn't pay attention to the cicada and simply went about his
business.
When winter came and the dung was washed away by the rain, the Cicada
grew hungry. He went to the Ant and begged him to share a little bit of his
food. The ant replied, "O cicada, if you had done some work yourself
instead of singing and making fun of me while I was working so hard, then you
would not need to be asking me for food."
Tempo
de Duração: 4 aulas
Objetivo
Geral
Auxiliar na adequação das
várias maneiras de fluxo social do gênero textual fábula, tornando possível
realizar efetivamente a leitura e a escrita como forma de inserção em seu meio
social.
Objetivos
Específicos
- · Apontar na narrativa os elementos que a constrói;
- · Promover a reflexão sobre sua função social e seu tema;
- · Discutir sobre o contexto social representado pelo texto;
- · Induzir o aluno a interpretação crítica do texto.
Desenvolvimento
·
AULA
1 e 2: Apresentar e proporcionar aos alunos o contato com o
gênero textual fábula. Fábulas são textos criados especificamente para crianças
que trazem uma reflexão e um ensinamento instrutivo da moral. Geralmente estes
textos são compostos por personagens animais que apresentam características e
costumes humanos. Visto que este plano de aula é direcionado para crianças e
para o estudo da língua inglesa, será trabalhada a fábula “A Cigarra e a
Formiga” em sua versão no idioma inglês, “The ant and the Cicada”.
Será solicitado previamente
para que o aluno traga, como lição de casa, uma história que componha o gênero
textual fábula em seu idioma nativo, português. Em sala de aula, primeiramente,
em momento de diálogo com os discentes, serão questionados sobre seus
conhecimentos sobre o gênero textual e cada um deverá apresentar o texto que
trouxeram cumprido a solicitação do professor. Seguindo a atividade, já em
contato com o gênero textual, será explicado o que é uma fábula, como ela é
composta e suas principais características. Após a discussão sobre o gênero e
da realização da leitura dos textos trazidos pelos alunos, serão listadas
algumas características que categorizam a história como uma fábula, além da
discussão da moral e da atitude das personagens, tendo como exemplos atitudes
do nosso cotidiano que eles já presenciaram ou têm conhecimento.
É o momento então de
apresentar aos alunos o texto “The ant and the Cicada”, uma leitura do texto
será realizada, visto que o texto está em inglês e que cada aluno apresenta um
nível de compreensão do idioma serão proporcionados dicionários para auxiliar a
compreensão do significado do texto e o professor também estará em prontidão
para explicar possíveis questionamentos a respeito do texto. Ao final, a
leitura do texto em sua versão em português será realizada e os alunos terão a
possibilidade de saber se inferiram o mesmo significado ao texto em inglês. Os
estudantes serão informados que na próxima aula será realizada a produção de
sua própria fábula.
·
AULA
3 e 4: Divididos em duplas, os alunos deverão criar suas
próprias fábulas primeiramente em português e em seguida, com auxílio do
dicionário de língua inglesa, realizar a tradução de seus textos. De acordo com
o resultado da discussão do dia anterior, os alunos irão produzir uma fábula
com uma moral pertinente à suas ações cotidianas.
Após a produção do texto,
será pedido para que os alunos leiam a fábula novamente e identifiquem
possíveis erros na escrita, além de criarem um título e alguns desenhos para
ilustrar a história. Com o auxílio do dicionário de Língua Inglesa e com seus
conhecimentos prévios, os alunos traduzirão a fábula para o idioma inglês,
sempre com a observação do professor para sanar eventuais dúvidas.
Após a finalização das
produções textuais, serão sorteadas algumas histórias que serão apresentadas
para a sala, a fim de proporcionar que cada aluno possa exprimir sua opinião
sobre o tema abordado pelo colega em sua produção. É de extrema importância
fazer uma discussão sobre as escolhas e seus pensamentos relacionados aos
textos e as situações que os levaram a escolher aquele assunto para criação de
uma visão crítica da situação. O professor também deve induzir os alunos a
exporem seus pontos de vista e argumentarem sobre as informações trazidas pelo
texto e opinarem se são a favor ou contra e as possíveis ações e reação das
atitudes das personagens e sobre a moral que cada história apresentará.
Avaliação
A avaliação contemplará o
desenvolvimento do senso crítico do aluno através dos debates realizados
durante a execução das aulas e da produção textual de uma nova fábula, levando
em consideração o relacionamento do aluno com a temática, trabalhando tanto as
dificuldades quanto as facilidades que apresentam. As produções textuais dos
alunos serão fontes de avaliação de extrema importância.
Referências
A Formiga e a Cigarra. Disponível em:<
https://goo.gl/GYfDyc > Acessodo em 11 Maio 17.
MARCUZZO, Patrícia. O papel da Leitura Crítica no ensino de inglês
como língua estrangeira. Disponível em <https://goo.gl/yUtigX>. Acessado
em 15 Maio 17.
ROJO, Roxane e MOURA, Eduardo. Multiletramentos na Escola. São Paulo:
Parábola Editorial, 2012.
The Ant and The
Cicada. Disponível
em: < https://goo.gl/0T1fTf > Acesso em 11 Maio 17
Por:
Por:
Carolina Ramires Cuyabano
Claudia Araujo Silva
Denis Wilson Rodrigues
Fernanda De Moura Alves
Glayds Cabral De Souza
Motta
Nenhum comentário:
Postar um comentário